terça-feira, 13 de novembro de 2018

Mulheres no efetivo do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil


A Instituição permitirá pela primeira vez na história que mulheres se candidatem aos Corpos da Armada e dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O ingresso de mulheres no Corpo de Intendentes da Marinha já era permitido em concursos anteriores.

Se antes as mulheres não podiam fazer parte da atuação operativa da Marinha do Brasil (MB), que é, basicamente, servir a bordo de navios, conhecendo outros portos e países, e ir a combate junto com o pelotão em operações em mar, terra, e ar. Elas irão fazer a partir de 2019. Pela primeira vez, as mulheres poderão ingressar no Corpo da Armada e o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). A (PLC 147/2017),lei Nº 13.541, aprovada em dezembro de 2017, que autorizou o acesso às mulheres a todos os cargos de praças e oficiais da Marinha brasileira.




"A Marinha foi pioneira na inclusão das mulheres nas Forças Armadas, em 1980", conta o comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval, comandante Considera. "Ao longo de mais de 30 anos, as mulheres vêm se destacando na Marinha, por sua competência profissional e pela capacidade de liderança."

Segundo o comandante Considera, a entrada das mulheres nos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais é um processo de evolução natural. "A participação feminina na Marinha do Brasil vem contribuindo muito para o avanço e o desenvolvimento das nossas atividades", declara o oficial.

O comandante Considera lista as características que as candidatas devem ter para serem aprovadas:

"Antes de mais nada, os candidatos(a) precisam ter elevados padrões morais e éticos. Em termos de qualidades esperadas, estão ainda: determinação, força de vontade, abnegação e dedicação."

As mulheres poderão ser admitidas nas atividades operativas da Força, podendo integrar o corpo da Armada e o de Fuzileiros Navais, até então restritos apenas a militares do sexo masculino.

Ainda está sendo um desafio, mas está quase tudo organizado disse o Oficial a Fuzenave. Todos os tramites estão seguindo nas normalidades, fontes ligadas a estado maior da armada dão informaçoes de que já no ano que vem já em 2019 será possível o ingresso por concurso, até então restritos apenas a conscritos militares do sexo masculino.


As aprovadas fazem o curso, em regime de internato, e recebem uma bolsa-auxílio.

Para se inscrever, o candidato (ou candidata) precisa ser brasileiro, solteiro, ter ensino médio completo e idade entre 18 e 23 anos. As inscrições estão disponíveis no site da
 Marinha do Brasil.

Popular Posts

Recent Posts

loading...

Unordered List

Text Widget

Blog Archive

loading...
concursos,12,Destaque,7,Dilma Rousseff,1,Exercito Brasileiro,1,fuzileiros navais,11,Imagem do dia,4,Marinha do Brasil,17,Notícias,2,Polícia,1,Polícia Federal,1,policial,2,
Nome

loading...
loading...
Scroll To Top