sábado, 19 de dezembro de 2015

Ataque aéreo dos EUA é suspeito de matar 9 militares aliados por engano

Um ataque realizado por um avião americano no Iraque matou por engano nove militares iraquianos em um bombardeio perto da cidade iraquiana de Faluja, a oeste de Bagdá, anunciou neste sábado (19) o ministro de Defesa do Iraque, Khaled al Obeidi. Em entrevista coletiva em Bagdá, Obeidi explicou que espera receber informações sobre o ocorrido pelas forças da coalizão nesta mesma tarde, e acrescentou que seu ministério abriu uma investigação sobre o incidente. Segundo o ministro, os aviões da coalizão estavam apoiando as tropas iraquianas em solo pois as condições atmosféricas impediam que os aparelhos da aviação iraquiana tivessem boa visibilidade.


O secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, disse que conversou com o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, por telefone para expressar suas condolências pelas mortes, embora a responsabilidade do avião ainda esteja sob análise. "Abadi e eu concordamos que é um acontecimento que ambos lamentamos e que haverá uma investigação sobre isso, mas esse tipo de coisa acontece quando você está lutando lado a lado", comentou Carter. Por outro lado, Obeidi ressaltou que o EI controla 17% do território do país depois de o exército iraquiano ter conseguido tomar de volta mais da metade do espaço que chegou a ocupar. "O EI controlava 40% do território iraquiano, mas hoje, graças aos esforços das forças de segurança, da [milícia xiita] Multidão Popular e dos filhos dos clãs [árabe-sunitas], esse percentual diminuiu", ressaltou.


Ele vaticinou que as forças de segurança liberarão "em breve" o resto das áreas controladas pelo EI nas províncias de Al-Anbar, Ninawa e Saladino; e disse estar convencido que o exército recuperará todo o território que está nas mãos do EI ao longo de 2016. O ministro de Defesa também divulgou vários dados sobre a luta contra o Estado Islâmico, que em junho de 2014 proclamou um califado em parte do Iraque e da Síria. Segundo Obeidi, as forças iraquianas destruíram 1.512 veículos do EI armados com metralhadoras, 373 caminhões-pipa e 243 casas e fábricas de explosivos utilizadas pelos jihadistas.

Popular Posts

Recent Posts

loading...

Unordered List

Text Widget

Blog Archive

loading...
concursos,12,Destaque,7,Dilma Rousseff,1,Exercito Brasileiro,1,fuzileiros navais,11,Imagem do dia,4,Marinha do Brasil,17,Notícias,2,Polícia,1,Polícia Federal,1,policial,2,
Nome

loading...
loading...
Scroll To Top